Câmara de Igarassu recebe placa em homenagem à Junta Governativa de Goiana e à Convenção de Beberibe
A Câmara Municipal de Igarassu foi palco de uma cerimônia em homenagem aos 200 anos da Junta Governativa de Goiana e da Convenção de Beberibe. O evento que aconteceu nessa segunda-feira (18) foi organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Goiana e recebeu membros Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, do Instituto Histórico de Olinda e do Museu da Cidade do Recife. Também participaram da cerimônia personalidades políticas de Igarassu e de Pernambuco. Representando a Casa de Duarte Coelho, estiveram presentes a presidente Erica Uchôa (PTB) e a vereadora Irene Marques (PT).
Como parte do projeto "Paredes que Contam a História", foi instalada uma placa dentro do prédio da Câmara de Igarassu alusiva ao bicentenário da Junta Governativa de Goiana e da Convenção de Beberibe. Igarassu foi escolhida devido ao envolvimento ativo de membros da cidade nos acontecimentos libertários de 1821, entre eles Francisco Pedro Bezerra de Mello.
Na cerimônia de descerramento da placa, a presidente da Casa Duarte Coelho, vereadora Erica Uchôa celebrou o passado de lutas históricas de Igarassu. Nhelma Magda, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu, também comemorou a instalação do marco histórico na Casa de Duarte Coelho. Já o professor João Morais, membro de IHGIgarassu e da Academia de Letras de Igarassu, relembrou a importância da Junta Governativa de Goiana e da Convenção de Beberibe como símbolo de liberdade e democracia.