HISTÓRIA - Saiba quem foi Duarte Coelho, personalidade que dá nome à Câmara de Igarassu

por cmig / Alana Lima — publicado 08/03/2021 21h15, última modificação 09/03/2021 00h09


Em virtude do feriado que lembra a chegada de Duarte Coelho a Igarassu, o dia 9 de março é considerado ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Na Câmara de Igarassu, não haverá expediente, nem sessão plenária nesta terça-feira (9). As atividades retornam na quarta (10) seguindo os protocolos para evitar a disseminação do coronavírus. E você sabia que a Câmara de Igarassu também é chamada de Casa Duarte Coelho? Sabe quem foi ele?

HISTÓRIA - Após a chegada dos portugueses no Brasil, os colonizadores dividiram o território em capitanias hereditárias. Quem recebia essas terras era o donatário, que tinha a obrigação de geri-la e fazê-la prosperar. O português Duarte Coelho foi quem recebeu a capitania de Pernambuco.

Duarte Coelho veio para o Brasil acompanhado de sua família para tomar posse das terras que havia recebido da Coroa. Em 9 de março de 1935, ele desembarcou na região que hoje conhecemos por Igarassu. O território foi palco de luta entre os portugueses e os índios Caetés, que já habitavam a região. Por ordem de Duarte Coelho,  no local foi instalado um marco de pedra que serviu de ponto divisório entre as capitanias de Pernambuco e Itamaracá, dando início ao processo de colonização do Brasil.

Em 1537, foi fundada a Vila de Igarassu, que significa "canoa grande". O município  é  considerado  o  primeiro  núcleo  de povoamento do país.

Fonte: IBGE e IPHAN

Outras informações sobre o ponto facultativo:

Decreto nº 02 / 2021